Dicas como Reservar Hotéis no Brasil e no Exterior

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou contar como eu faço para reservar meus hotéis.

Essa etapa é sempre a mais demorada do meu planejamento de viagem, porque eu procuro minuciosamente qual o melhor custo x beneficio que mais se adequa as nossas exigências.

Nossas prioridades são:

Localização – como nossas viagens tem sido rápidas, não podemos perder tempo em deslocamento, então priorizo os hotéis mais próximos da região que vamos visitar e/ou próximos a estação de metrô, ônibus.

Quartos – tem que ter cama e banheiro bons, não precisa ser luxuoso ou ter itens como frigobar, TV com 347 mil canais, a final de contas só usamos para tomar banho e passar a noite. Verifique se o quarto está adequado a você quanto a: fumante ou não fumante.

Estacionamento – para os locais em que alugamos carro.

Segurança em geral – dos quartos, do local, do estacionamento.

Valor – eu estipulo um valor que eu estou disposta a gastar por diária. Para não cair em tentação eu utilizo filtro nas pesquisas e não saio deles.

Esses são os principais diferenciais que eu procuro quando vou reservar meus hotéis. Nos sites de pesquisa você pode filtrar informando-os, e assim otimizar seu tempo (mas mesmo assim eu consigo ficar super em dúvida).

Por incrível que pareça o hotel não é a primeira coisa que eu reservo quando estou planejando uma viagem. Eu monto primeiro o roteiro e só então vou atrás do hotel, porque assim já tenho ideia de qual a melhor localização.

Chegada a hora de buscar os hotéis eu entro nos sites.

Booking – nesse site eu dou meu ponta pé inicial para as pesquisas. Eu sei que tem outros sites concentradores mais completos que mostram em qual site você encontra o menor preço para reserva, mas a interface do Booking é a que mais me agrada, por isso começo por ele.

Booking

No campo de busca eu preencho as minhas informações e ele me mostra quais hotéis me atenderiam. Depois que ele me mostra as opções eu começo analisar os hotéis:

  • Checo as fotos disponibilizadas pelo hotel. Mesmo que muitas vezes as fotos seja bem elaboradas e você saiba que não vai encontrar igualzinho é bom olha, tem uns hotéis que nem as fotos arrumadinhas me agradam, imagina ao vivo  
  • Leio os comentários dos hóspedes, não só a primeira página, mas pelo menos umas 03 páginas e depois eu filtro pela tipo de viajantes de acordo com a minha situação (por exemplo: casais, viajem com família, etc). Tem comentários que eu desconsidero, por exemplo, “ no hotel não tinha carregador”, ou “o elevador era lento”, ou ainda “ a internet era lenta”. E priorizo quando falam da qualidade do sono, limpeza, atendimento da equipe, etc.
  • Vejo as regras das tarifas – a pesquisa filtra o menor valor da tarifa oferecida pelo hotel, mas nem sempre é a que mais se adéqua. Algumas vezes o menor valor não tem reembolso em caso de cancelamento, ou tem que pagar adiantado. Esse tipo de tarifa não me agrada. Já aconteceu de eu ter que cancelar uma estadia, e se tivesse feito sem direito a cancelamento teria perdido o dinheiro. Também não gosto de pagar antecipado pelo mesmo motivo, prefiro pagar no local.

Depois de toda essa “análise” eu vou para o Tripadvisor, esse é um dos sites que mostram os dados do hotel, e em qual site você consegue reservar pelo menor preço.

Tripadvisor

Nele eu continuo vendo as fotos e comentários. Os comentários são bem parecidos com o do Booking. Mas sabe qual é a diferença??? As fotos!!! Elas são tiradas pelos hóspedes sem “maquiagens” isso faz toda diferença

Hotel aprovado, vamos para a reserva.

Mesmo que o Booking não seja o menor valor mostrado no Tripadvisor, eu faço a reserva por ele por três motivos:

Dos hotéis que eu já pesquisei as diferença de valor não passou de R$ 10,00.

Nunca tive problemas com as minhas reservas todas estavam feitas certas e com o valor que tinha acordado. Já vi amigos reclamarem de outros sites que chegaram e não tinha reserva ou que o valor era diferente. Claro que eu não estou dizendo que eles nunca falharam, mas como não tive problema “em time que está ganhando não se mexe”.

Eu converto o valor pago em pontos multiplus (sim eu sou fominha por milhagem..srsrsrs)

Sobre o valor da diária informada:

  • Não está incluso as taxas cobradas no local, mas o site mostra no comprovante da reserva as taxas que serão cobradas a parte (ISS, Impostos do local).
  • Para reservar feitas em outra moeda (dólar, euro, libra…) o valor informado em Real é a conversão do dia, no comprovante da reserva é informado o valor na moeda local. Planeje-se com o valor da moeda do local do hotel, pois pagamento será feito em dia diferente da reserva e pode haver variação cambial. E mesmo que você opte por pagar no ato da reserva com cartão de crédito a taxa cambial utilizada será do seu cartão de crédito.Muita coisa não é??!!!Agora vocês entenderam porque eu demoro tanto para reservar um hotel.Eu prefiro perder um tempinho aqui, para não ter surpresas quando chegar. E nada melhor do que você se sentir seguro no lugar onde você vai passar a noite e vai deixar suas coisas.

Como eu utilizo bastante esses dois sites, e as contribuições dos viajantes são muito importantes para que minha escolhas, eu também faço a minha parte e contribuo com as minhas experiências nos locais em geral. Como Bônus, no Tripadvisor a cada avaliação que você faz também acumula milhas para o Multiplus fidelidade.

Se vocês estão na fase de planejamento da viagem não deixa de conferir os post sobre Compra de passagens  e Compra de Moeda Estrangeira.

E pra vocês o que é importante na hora de se hospedar? Tem outras dicas? Compartilha aqui 😉

6 comentários sobre “Dicas como Reservar Hotéis no Brasil e no Exterior

  1. Olá! Também gosto muito do booking e nunca tive problemas! A únida vez que tive um pequeno problema, enviei um e-mail e eles me responderam muito rápido e super dispostos a ajudar!
    Ah, eu também avalio os hotéis depois, pra ganhar pontos!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Descomplicando a compra de Moeda Estrangeira em Espécie | Por aí de Mochila & Sapatilha

  3. Pingback: Dicas para achar Passagens Promocionais | Por aí de Mochila & Sapatilha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s