Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (PACAEMBU)

Oi pessoal, tudo bem?

Provavelmente quando você leu o título do post de hoje você não identificou o nome ao local, mas quando viu o apelido no final sacou onde era, não é?!!!

O Pacaembu foi um dos primeiros lugares que eu visitei depois que mudei para São Paulo.

O Estádio foi inaugurado em 1940 e já foi palco de grandes partidas de Futebol. Desde 2008 abriga o Museu do Futebol ponto de parada obrigatório para os amantes do futebol (ou não também rsrsrsrsr)

PACAEMBU

Frente do Estádio do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (PACAEMBU)

 

Na frente do Estádio temos a Praça Charles Miller que possui uma área grande com vagas para estacionamento.

As pessoas utilizam o espaço para fazer caminhadas, corridas, encontros de carro antigos, moto, clubes em geral, etc.

Nos dias de terça, quinta, sexta e Sábado acontecem feiras livre no local do estacionamento. A feira já teve pastel premiado como o melhor de São Paulo, na barraca Pastel da Maria.

PRAÇA CHARLES MILLER

Vista da Praça Charles Miller de dentro do Estádio do Pacaembu

 

Vou contar agora como foram minhas visitas ao Estádio.

Visita ao Estádio em dias de Jogos:

Como chegar: Além de carro, outra forma de chegar até lá é de metro, a estação mais próxima é a Estação das Clínicas da linha verde. Depois de chegar a Estação você ainda dará uma caminhada de 1,6 km.

Como chegar no Pacaembu

Trajeto do Metrô até o Estádio Pacaembu

 

Estacionamento: Apesar de ter um estacionamento próprio, nos dias de jogos a praça é interditada para acesso de automóveis e fica livre para circulação dos torcedores. No entanto, não é difícil de achar vagas nas ruas ou em estacionamentos privados nas proximidades. Fique sempre de olho nas placas de sinalização para não deixar em local proibido, nos dias de jogos a fiscalização da CET (COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO) é grande. (marido já tomou uma multa por isso). Smiley virando os olhos

Ingressos: depende do jogo, se não for aquele jogo da grande final ou super disputado, você encontra os ingressos no mesmo dia da partida na bilheteria do estádio. O que o marido costumava fazer era ir mais cedo no dia da partida comprar os ingressos e a noite voltar com mais calma para assistir o jogo. Segue mapa com as divisões de lugares.

Mapa de Assentos do Pacaembu

Disposição dos lugares dentro do Estádio

Os valores dos ingressos variam de acordo com a área.

Nos jogos em que eu assistir fiquei nas cadeiras numeradas. Achei super tranquilo assistir de lá, e vi muitas famílias. A visão é a mesma das transmissões da TV, já que fica do mesmo lado da Tribuna de Imprensa.

PACAEMBU1

Vista do Campo do lado das Cadeiras Numeradas

 

Infra Estrutura: Ao redor do estádio nos dias de jogos você encontra vendedores ambulantes de comidas, bebidas, camisas, bandeiras e adereços de torcidas em geral.

Dentro do Estádio possui bares com lanches, doces e refrigerantes. Não são permitidas a venda de bebidas alcoólicas no interior do estádio e nem a entrada delas no Estádio.

Confesso que não utilizei o banheiro do local, então essa parte não posso opinar Smiley guardando segredo

Ver o seu time jogar sempre é emocionante, já tinha ido a outros jogos em outros estádios, mas confesso que a emoção do Pacaembu foi bem diferente. Eu amei!!!

Pena que hoje em dias os jogos lá não sejam mais frequentes.

Visita ao Museu do Futebol:

Como chegar: é o mesmo modo já mencionando para a visita em dias de jogos.

Estacionamento: Com exceção dos dias de jogos e de feiras o estacionamento da Praça Charles Miller é liberado para visitantes. Ele é Zona Azul então não esqueça o cartão de estacionamento. Caso você não tenha, no local é vendido mas você pode pagar caríssimo se for adquirido de flanelinhas.

Horário de Funcionamento: De terça a Domingo, das 09 às 17h, podendo permanece até as 18h. Em dias de jogos os horários são diferenciados, você deverá consultar agenda no site.

Ingressos: Inteira R$ 6,00 e Meia entrada R$ 3,00. Os ingressos podem ser pagos com Dinheiro ou cartão VISA débito/crédito.

Isenção: Crianças até 7 anos (mediante a apresentação de documento de identidade) • Professores da Rede Pública (Municipal, Estadual ou Federal) com apresentação de holerite impresso e com data atual. • Pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).

               DIA GRATUITO: Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

Visita: O museu é rico em História sobre o futebol no Brasil e no Mundo. Os temas são expostos de formas criativas e interativas dispostos em três andares.

Mapa do Museu do Futebol

Mapa do Museu do Futebol (fonte: site Museu do Futebol)

 

A exposição é montada de forma que você siga uma rota passando por toda a história do Futebol.

MUSEU DO FUTEBOL

Durante visita você têm atrações para testar a “força” do seu chute, tirar fotos e depois baixar a foto no site, assistir filmes em 3D, jogar pebolim, tem uns campinhos interativos, e é claro visitar o Estádio. Enfim tem muita coisa para ver e fazer por lá.

MUSEU DO FUTEBOL1

Uma das atrações que eu mais gosto de ver, fica entre o primeiro e o segundo pavimento, é chamada de Exaltação, ela tem telões que mostram as torcidas dos times brasileiros. Gente, é muito lindo e arrepiante. Toda vez que eu vou espero até chegar a torcida do meu time :D.

Além dos fatos históricos do Futebol, têm as curiosidades como: qual o primeiro time de futebol do Brasil, qual o recorde de placar, quem ganhou o primeiro campeonato paulista, do norte, etc.

MUSEU DO FUTEBOL 2

Outra parte que eu gosto muito é ala Copas do Mundo, onde é feita uma retrospectiva das copas do mundo como o nome já diz, mas eles ligam com o cenário mundial da época, os fatos importantes que aconteceram naqueles anos, as personalidades, a economia mundial, etc.

 MUSEU DO FUTEBOL 4 MUSEU DO FUTEBOL 3

As fotos acima são exemplos de itens mostrados sobre a copa de 1986.

No final da visita você pode tirar fotos do campo de futebol.

PACAEMBU 1

Vista do Campo de dentro do Museu do Futebol

PACAEMBU 2

Vista do Campo da Entrada do Estádio

PACAEMBU 3

Entrada do Estádio (porta principal)

 

Já viram que tem muita coisa para fazer por lá não é?!

Olha que eu não sou amante do futebol, mas passei uma tarde divertida por lá. E mesmo que você não goste de futebol, acho que conhecer um pouco da historia do Esporte não faz mal.

Infra Estrutura: No Térreo você encontra banheiros, lojas com suvenires e um restaurante, que eu comprei só uma água.

Endereço: Praça Charles Miller – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-010

Minha dica final seria: ir conhecer o Museu do Futebol e o Estádio do Pacaembu em um dia de Feira, e aproveitar para experimentar o Pastel de Feira de São Paulo Polegar para cima Smiley mostrando a língua

Já foram no Museu do Futebol? Gostaram? Já provaram o Pastel da Feira da Praça Charles Miller?

Um comentário sobre “Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (PACAEMBU)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s