Oi Pessoal, tudo bem? Uma coisa que você deve saber sobre o Amazonense, é que nós adoramos reunir a família e amigos para tomar café da manhã no domingo, seja voltando da balada, saindo da igreja, indo para o sitio ou simplesmente só para encontrar mesmo. Por isso em Manaus você tem vários locais que servem de café da manhã: Padarias, feiras, barraquinhas na rua e os famosos Cafés Regionais. Antigamente os cafés regionais só eram encontrados nas estradas distante do centro da cidade, mas hoje em dia você encontra boas opções na cidade mesmo. Alguns abrem somente nos finais de semana e feriados. Hoje vou contar a minha experiência mais recente no Café Regional da Priscila, ele possui unidade não só em Manaus, mas nos municípios próximos (Presidente Figueiredo, Iranduba e Rio Preto da Eva).
Fui em um domingo no café que fica na estrada Manaus-Manacapuru próximo a Iranduba (Estrada AM-70).
Chegamos ao local por volta das 10h, estava cheio como de costume, mas não tivemos dificuldade em sentar.
O restaurante preserva o ambiente rústico, e isso faz parte do propósito do local.
Depois de acomodados o atendente te entrega uma folha com o cardápio do local, ele escreve o nome dele e marca quantas pessoas estão na mesa, com isso ele traz o número certo de xícaras, uma garrafa de café e o leite, você serve a vontade. Na folha você utiliza para fazer o pedido, marcando ao lado o que você deseja e a quantidade.
São tantas opções, fiquei super indecisa no que escolher. Se você está turistando aproveite para provar o que for mais diferente para você, tudo na terrinha é muito bom e vale a pena!!! Um diferencial desse café são os tamanhos das Tapiocas, elas são tamanho família e super recheadas. Nossas escolhas: Tapioca de Castanha-do-Pará com queijo coalho;
Tapioca de Carne seca com queijo coalho;
Sanduíche X-caboquinho (Pão com queijo coalho e Tucumã) – sempre a opção do Marido.
Mas como você tem muitas outras opções: Sucos naturais com frutas regionais, Bolos, Mingau, Cuscuz, Banana frita e cozida, Pamonha, Canjica, Macaxeira frita e cozida, Cará, Farofas, Pupunha, Várias opções de Tapioca, Sanduíches, Omeletes, e etc… Uma dica: eles contam o café pelo número de xícaras disponibilizadas, se você pedir uma xícara a parte será cobrado como um novo pedido. Minha mãe não toma café com leite misturado, em outra vez ela pediu uma xícara à parte e foi cobrado mais um café a mais por isso. Dessa vez ela pediu um copo à parte e foi cobrado certo. 😉 Lá você ainda pode comprar para viagem doces diversos e farinhas.
O passeio valeu a pena não só pelo café da manhã, mas também pelo caminho até lá, para chegar no Café de Iranduba você passa por uma ponte sobre o Rio Negro, considerada como a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão (3.595 metros). Imagina que beleza a vista do Rio Negro!!!
Endereços: Presidente Figueiredo
Rio Preto da Eva
Manaus – Rua Barão de Jacuí, 220, Parque das Laranjeiras;
Iranduba – Estrada AM-70. Possui estacionamento (gratuito). E ai, me contem, já conheciam o Café Regional de Manaus? Quais vocês indicam?
Adorei suas dicas sobre Manaus… Por favor, compartilhe mais, pois não é um destino turístico muito divulgado, e com certeza tem muita coisa bonita para ver e muita coisa boa para se fazer por lá! Quem sabe a cidade não passa a ser um dos nossos próximos destinos…?! Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal Bianca, pode deixar que vem mais coisa boa por aí ;). E espero que encante você.
CurtirCurtir
Sou suspeito para comentar,pois moro aqui ,mais se alguém que conheça e estiver nos visitando levaria para conhecer e contemplar a natureza a caminho do café !!!
vale apena !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vale mesmo. Tudo uma delícia 🙂
CurtirCurtir
E o café claro , que tem varias opções deliciosas .
CurtirCurtido por 1 pessoa